Conheça nossa programação!
Saiba de todos os detalhes dos eventos, mesas e vivências que ocorrerão no XLI ENEB!
Conheça nossa programação!
Saiba de todos os detalhes dos eventos, mesas e vivências que ocorrerão no XLI ENEB!
Cronograma
Mesas
As mesas são parte fundamental do nosso evento, onde temos momentos de escuta e de debate com convidados preparados para falar sobre diversos temas. Esse ano teremos 5 mesas, contando com a de abertura e todas trazem temas muito importantes que são adjacentes ao nosso assunto norteador, que é a crise climática.
Mesa de Abertura
O Cerrado já foi mar - 17/11, 9h
A mesa redonda "O Cerrado já foi mar¨ será a mesa de abertura do nosso queridíssimo encontro. Nela, serão abordados temas como mudanças climáticas, o processo de eras geológicas e onde o nome do evento acha espaço nesse tema.
Mesa 1
Mudanças Climáticas e Políticas Públicas - 18/11, 14h
Nessa mesa, nossa discussão será voltada para sistemas agrícolas, segurança alimentar e possibilidades de como manter a saúde do nosso planeta. Além disso, não teríamos como abordar esses temas sem discutir sobre politicas públicas e o nosso papel como cientistas biólogos na interpretação de dados climáticos e seus impactos na governança ambiental brasileira.
Mesa 2
Universidade: Infraestrutura e Impactos Ambientais - 18/11, 16h
Durante esse debate, discutiremos assuntos como os orçamentos dispostos para as universidades públicas e como os impactos climáticos afetam o dia a dia e a permanência dos estudantes. Nessa mesa, queremos também saber o que vocês têm para falar, então venham contar suas experiências!
Mesa 3
(Des)Igualdade, Sustentabilidade e Governança: Perspectivas da Justiça Climática - 19/11, 9h
Nossa discussão nessa mesa estará voltada para como as populações periféricas são desproporcionalmente afetadas por questões ambientais, além de abordarmos as consequências de desastres climáticos como enchentes e alagamentos e também como aterros e lixões frequentemente são feitos em áreas marginalizadas. Dessa forma, falaremos também sobre a falta de arborização e de espaços de lazer nas periferias, acentuando a desigualdade no acesso ao lazer, saúde e bem estar.
Mesa 4
Perspectiva e Realidade de Povos Tradicionais do Cerrado - 19/11, 14h
A mesa sobre povos originários abordará questões como a situação dos povos originários do Cerrado e as dificuldades enfrentadas por eles. Além disso, também discutiremos sobre a atenção dada pelos povos originários a esse bioma tão rico e diverso, as mudanças climáticas, seus impactos no Cerrado, grilagem de terras e o Marco Temporal.
Mesa 5
Meio Ambiente, Educação e Marxismo - 20/11, 16h
Em nossa última mesa, teremos discussões sobre a Educação Ambiental (EA) e sua atuação dentro do capitalismo, a política nas ciências ambientais, o ser humano como parte do ambiente, o papel da EA nos ensinos de base e seu reflexo na sociedade. Além disso, serão abordados temas como política dentro das salas de aula, positivismo dentro das ciências naturais e o individual x coletivo dentro de uma perspectiva de culpa paralisante e antirrevolucionária.
Vivências
É o momento dedicado para os encontristas experimentarem e conhecerem um pouco sobre o que é viver no local do evento, nesse caso, Brasília. Esse ano teremos 10 vivências variadas, com projetos da Universidade de Brasília e programações que conversam com nosso tema e bioma.
O Povo Kalunga, descendente de africanos escravizados que fugiram e formaram comunidades quilombolas no interior de Goiás, é um símbolo de resistência e resiliência, assim como o Cerrado. Sua cultura é marcada pela religiosidade, agricultura, artesanato, música e dança, e é preservada há séculos. Conhecer sua história é essencial para entender a diversidade do Brasil e valorizar a contribuição afrodescendente para a nossa sociedade. Durante essa vivência, vamos mergulhar em sua rica cultura, então recomendamos o uso de roupas leves e garrafa de água.
Jardim de Sequeiro - UnB
Além de ser um projeto de extensão da UnB, o Jardim de Sequeiro é um jardim cíclico, possuindo plantas tradicionais do paisagismo com espécies do Cerrado, que floresce durante a estação chuvosa e seca nos meses de estiagem. Os alunos participantes do projeto realizam o manejo do jardim, preservando suas características únicas e mantendo um ecossistema rico e diverso. Durante a vivência, aprenderemos mais sobre o projeto. Recomendamos utilizar blusa UV de manga longa, calça, chapéu, capa de chuva, protetor solar e garrafa de água.
GREGEO - Pedreira da Fercal
Que tal conhecer as cavernas cerratenses de Brasília? Nesta vivência, você terá a chance de mergulhar no mundo da espeleologia, aprendendo sobre o carste do Cerrado e conceitos básicos de cavidades naturais. Como pré-preparo para a vivência, iniciaremos com uma aula teórica no dia 19/11, das 20h às 23h, onde abordaremos sobre geologia, espeleogênese, biologia subterrânea e segurança em cavernas. Não se esqueça de trazer roupa de campo, com camisa de manga longa, garrafa de água, protetor solar, um bom calçado (evite all-star!) e, caso tenha, lanterna de cabeça ou de mão.
Plantio de Árvores do Cerrado - UnB
Você já deve ter ouvido falar que o Cerrado é um dos hotspots mundiais e vem sendo desmatado constantemente para pasto e agricultura. Pensando nessa situação, acreditamos que seria legal e interessante plantar mudas nativas do nosso queridíssimo bioma Cerrado, na UnB. Para essa vivência recomendamos o uso de blusa de manga longa e proteção UV, chapéu, protetor solar, capa de chuva e garrafinha de água.
Jardim Louise Ribeiro (JLR) - UnB
Venha conhecer o Jardim Louise Ribeiro, o primeiro e maior jardim naturalista de Cerrado, localizado no Instituto de Ciências Biológicas da UnB! O espaço é aberto ao público e cuidado por estudantes, técnicos e professores, sendo um exemplo de paisagismo que valoriza a flora nativa e a estética das paisagens naturais. Vamos discutir e explorar sua história, desafios, composição, temas adjacentes e nossa missão política, com a chance de identificar espécies e participar de atividades práticas! Para essa experiência, recomendamos roupas de campo, chapéu, capa de chuva e uma garrafa de água, pois podemos enfrentar grande exposição ao sol ou à chuva.
Assentamento CANAÃ - Brazlândia
Já pensou em conhecer um assentamento do MST? Essa é sua chance! Preparamos uma vivência no assentamento Canaã, onde você aprenderá sobre o cotidiano das famílias, a preservação do Cerrado e o papel da reforma agrária. O assentamento destaca a agroecologia como alternativa ao modelo agrícola convencional e reforça a necessidade de apoio à agricultura familiar. Recomendamos usar roupas de campo, com blusa UV de manga longa, calça, sapato fechado, chapéu, e outros itens como capa de chuva, protetor solar e garrafa de água.
Trilha Cerratense - UnB
Enebianes apaixonades pela botânica, o que acham de conhecer mais sobre o nosso bioma Cerrado? Nessa vivência de campo, além de conhecermos de pertinho algumas de suas fitofisionomias, serão abordados aspectos como as relações e interações ecológicas que acontecem nesse bioma tão rico e diverso, como a proximidade com o meio urbano pode afetar o Cerrado, sua relação com o fogo e as consequências dos impactos climáticos. Recomendamos usar roupas de campo, com blusa UV de manga longa, calça, sapato fechado, chapéu, e outros itens como capa de chuva, protetor solar e garrafa de água.
Trilha Fungi - Parque Olhos D'Água
Se você se interessa pelo mundo maravilhoso da micologia e costuma observar e procurar fungos em trilhas ou no dia a dia, vai gostar dessa vivência! Guiada pelo biólogo e pesquisador Fábio Neves Vieira, responsável pela descoberta de um cogumelo até então desconhecido, a atividade ocorrerá em um parque próximo à UnB, com muitos ensinamentos sobre cogumelos do Cerrado. Recomendamos usar roupas de campo, com blusa UV de manga longa, calça, sapato fechado, chapéu, e outros itens como capa de chuva, protetor solar e garrafa de água.
Oficina de Mandalas - UnB
Essa é para você, enebiane que ama artesanato e trabalhos manuais! A oficina de mandalas será um momento relaxante, onde aprenderemos a tecer nossas próprias mandalas, cada uma com seu toque especial. Essas mandalas não só irão decorar nossas casinhas, mas também servirão como uma lembrança carinhosa desse evento tão gostoso e importante. Para essa vivência, recomendamos apenas um sorriso no rosto e leveza no coração!
Meliponário - UnB
O Meliponário da Universidade de Brasília (UnB) é um projeto dedicado à preservação, conservação e ao estudo das abelhas nativas sem ferrão, os meliponíneos, fundamentais para a biodiversidade e a produção de alimentos. No espaço, você encontrará diversas espécies, como jataí, mandaguari, marmelada e mirim, além de trilhas interpretativas, placas informativas e áreas para atividades educativas. Ao visitá-lo, você estará contribuindo para a valorização da biodiversidade e a construção de um futuro mais sustentável. Recomendamos utilizar blusa UV de manga longa, calça, sapato fechado, chapéu, capa de chuva, protetor solar e garrafa de água.