Você conhece a ENEBio?
Conheça as ferramentas que movimentam a ENEBio!
Você conhece a ENEBio?
Conheça as ferramentas que movimentam a ENEBio!
A Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio) é a representante política máxima dos estudantes de biologia no Brasil, promovendo integração e debates que impactam a formação, educação e vida dos estudantes. A entidade visa a reflexão crítica sobre a sociedade e sua relação com a natureza, podendo atuar junto a outros órgãos, instituições e entidades de interesse.
Com o objetivo de promover a organização, integração e comunicação entre os estudantes de biologia e suas respectivas instituições de ensino, a ENEBio desenvolveu uma estrutura organizacional com ferramentas que ajudam a mobilizar os estudantes tanto em nível nacional quanto regional. São elas:
CoCADAs: são as ferramentas de representação mais local da ENEBio.
Centros e/ou Diretórios Acadêmicos: são os responsáveis por representar es alunes
Coletivos: é o conjunto de estudantes de uma escola que estão articulando-se para a construção da ENEBio quando não há representatividade do CA ou DA dentro da Entidade.
Encontros: são as instâncias máximo deliberativas da ENEBio
ENEB: Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia;
EREB: Encontro Regional dos Estudantes de Biologia.
Conselhos: firmam pauta para a Assembleia que ocorre nos Encontros, discutem o Estatuto da ENEBio;
CONEBio: Conselho Nacional dos Entidades de Biologia;
COREBio: Conselho Regional dos Entidades de Biologia.
Articulações: são responsáveis por mobilizar as escolas, auxiliar na construção dos encontros e gerir os fundos da entidade;
Articulação Nacional (AN): aproxima o MEBio de outros movimentos sociais;
Articulação Regional (AR): observa as particularidades da respectiva região geopolítica;
Articulação de Comunicação (AC): realiza a comunicação entre as escolas do MEBio, cuida das mídias da entidade.
Curso de Formação Política da Biologia (CFPBio): visa formar politicamente, de forma apartidária, estudantes do curso de Ciências Biológicas/Biologia através da integração desses com movimentos de lutas sociais e comunidades tradicionais locais.
Grupos Temáticos Permanentes (GTPs): são fóruns de discussão que dão continuidade aos temas discutidos pela entidade visando construir conhecimentos e materiais sobre os assuntos abordados nos eventos em cada escola com temas, geralmente, já trabalhados por elas tendo por finalidade gerar acúmulo para a ENEBio.
Essas ferramentas servem para construir e fomentar o MEBio de forma prática e também teórica. Juntas são as responsáveis pelo sustento do caráter democrático, político, coletivo, social, organizado e combativo do movimento.