História da ENEBio
Conheça a história e a origem dessa entidade!
História da ENEBio
Conheça a história e a origem dessa entidade!
Surgimento da Entidade
Em meio à década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, estudantes de Biologia do Sul e Sudeste do país começaram a se mobilizar em prol da regulamentação da profissão de biólogo, por meio de Reuniões Nacionais de Escolas de Biologia.
Em 1979, após intensa movimentação que envolveu estudantes, associações e órgãos científicos, a lei que regulamentou a profissão foi sancionada. A partir de então, os estudantes passaram a promover o Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, tendo o primeiro sido realizado em Belo Horizonte, em 1980.
Discussões sobre a profissão
Discussões como o currículo mínimo para uma formação em Ciências Biológicas e as formas de representação estudantil foram fortes no movimento estudantil de biologia da época. Foram realizados encontros que trataram tanto de questões mais locais, como a devastação da Amazônia, no XII ENEB em 1991, quanto questões nacionais, como criação de entidades de proteção ao meio ambiente e inclusão de disciplinas no currículo das Ciências Biológicas, no I EREB Norte.
Em 1989 foi fundada formalmente a entidade, para melhor organizar os encontros que já vinham acontecendo, sob o nome de Executiva Nacional de Estudantes de Biologia, vindo a se tornar Entidade Nacional de Estudantes de Biologia em 1994, que se manteve até hoje.
Reestruturação da entidade
Em 2007, a ENEBio se reestruturou no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia que ocorreu em Viçosa. Nesse encontro, foram escritos o Estatuto e a Carta de Princípios da entidade. Desde então, vem construindo e reorganizando o Movimento Estudantil de Biologia (MEBio), pautando temas como meio ambiente, problemas encontrados na sociedade e a formação na luta político-social.
Impactos da pandemia do COVID-19
A ENEBio foi muito impactada com o período da pandemia, que foi responsável por uma grande desmobilização do movimento estudantil. Durante o isolamento no ano de 2020, a Articulação de Comunicação (AC) precisou atuar além da gestão das redes sociais da entidade, para não deixar que a ENEBio se desestruturasse novamente.
Atuando de forma remota, a AC foi responsável pela articulação no momento pandêmico e construção de materiais sobre o método Josué de Castro, que influencia a organização e funcionamento da entidade há anos. Além disso, foi construído um vínculo com a entidade internacional Via Campesina e, junto às ARs (Articulações Regionais), fez acontecer os Conselhos de Entidades da Biologia, nacional e regionais, para estruturar as ferramentas e eventos dos anos seguintes.
Reerguendo o movimento
Desde o retorno a rotinas regulares pós pandêmicas, o Movimento Estudantil dos estudantes de Biologia também vem retornando a sua normalidade. As regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sul que estão mais desmobilizadas buscam novas estratégias regionais para engajar es alunes. As articulações também sofreram muito com o impacto mas, principalmente, no último ano estão se reerguendo e funcionando o mais próximo do ideal possível. Sudeste, por sua vez, conseguiu fazer alguns eventos nesse período e segue compondo a luta com as demais.