Notícias ENEBio
Confira as principais atualizações e notícias da ENEBio
Notícias ENEBio
Confira as principais atualizações e notícias da ENEBio
XLII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
Raízes Kariokas: voltar às memórias da Guanabara para buscar o que esqueceu
Entre os dias 16 e 22 de novembro, a cidade de Niterói (RJ) tornou-se o epicentro do movimento estudantil da Biologia brasileira. O XLII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB), sediado na Universidade Federal Fluminense (UFF), reuniu mais de 200 participantes vindos das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Organizado pelas escolas articuladas do estado do Rio de Janeiro (UFF, UNIRIO, UERJ Maracanã, UFRRJ e UFRJ), o evento pulsou sob o tema “Raízes Kariokas: voltar às memórias da Guanabara para buscar o que esqueceu”. A proposta foi um convite ao resgate da ancestralidade e à reflexão crítica sobre o papel do biólogo em formação diante da crise climática e das desigualdades sociais, através de mesas, apresentações de trabalhos, vivências e construção política.
Foto por Ariadne Lazzarin
“Esse ano foi meu 2° ENEB, com essa segunda experiência e contato com a entidade me sinto muito feliz e integrada, sinto que nossos anseios são coletivos e isso dá forças e desejo de mudança, de compor o movimento estudantil, pela biologia e por ser político também. Participar do ENEB me instigou a mobilizar mais quando conheci pessoas que compartilham as suas experiências e vivências. Confesso que ano passado, no meu primeiro contato, eu ainda estava perdida com o funcionamento da ENEBio e realizar trocas com vocês me fez aprender muito e querer continuar aprendendo. Além de que, fiz conexões e sinto saudades todo fim de evento, e desejo ansiosamente o reencontro.”
Jéssica Usson (UNESP - Rio Claro)
Mesas de discussão: ciência, política e ancestralidade
O evento contou com uma programação rica e diversificada, iniciando com o Espaço MEBio, com a participação dos estudantes e egressos de cursos de biologia do Brasil Beatriz Flores, Enzo Pierdomenico, Erisvaldo e Dani Benace que discutiram a estrutura e a relevância do Movimento Estudantil de Biologia. Na sequência, a História da Baía de Guanabara promoveu uma imersão histórica e ecológica com Sérgio Ricardo Potiguara, Tamiris Queiroz e Victor Cordeiro, integrando a ludicidade por meio do jogo de Otto Lehmann. Encerrando o primeiro bloco de reflexões, a mesa Território e Terraexistência, composta por Eleci de Lacerda Martins, Gabriela Trindade, Laura Ribeiro e Marcelo Stortti, aprofundou o debate sobre o racismo ambiental e exclusão histórica de povos tradicionais, quilombolas e populações pobres.
Fotos por Bernardo Mendes
Fotos por Bernardo Mendes
A urgência das crises atuais foi o foco de É tudo para ontem, com Alberto Calil Júnior, Jorge Felipe Gomes e José Artur Barroso abordando o colapso ambiental contemporâneo. O papel fundamental das mulheres foi evidenciado na mesa O Protagonismo Feminino nas Lutas Ambientais, liderada por Anna Lívia, Eduarda Melo (Biologueirinha), Elen Ferreira e Lívia Bordignon Pereira. Por fim, as discussões foram concluídas com O futuro é ancestral, onde Anne Kassiadou Menezes, Celso Sanchez e Mona Lima apontaram que os saberes tradicionais guardam as respostas essenciais para os desafios de amanhã.
O "Cafezinho" (World Coffee)
A tradicional dinâmica do Cafezinho permitiu que os encontristas trocassem experiências de forma horizontal. Mediada por estudantes, a atividade utilizou perguntas norteadoras que estimularam o debate sobre os desafios de cada realidade local.
Ato Político: Racismo Ambiental
O ato “Racismo Ambiental: Mais uma arma de genocídio do povo fluminense” foi um dos momentos mais potentes do XLII ENEB. A proposta denunciou como a crise climática afeta de forma desproporcional as populações negras, indígenas e periféricas. O ato conectou as discussões das mesas com a prática militante nas ruas de Niterói, em uma caminhada do campus Gragoatá ao terminal rodoviário, reafirmando que não existe justiça ambiental sem justiça racial.
Fotos pro Pedro Mesquita
“Eu estou de volta na rotina mas a rotina não voltou pra mim: meu corpo está aqui, minha mente em Niterói e meu coração pelo Brasil inteiro com cada pessoa que conheci. Ainda vou me perder muitas vezes nas memórias dessa semana marcante e no cronograma cheinho de momentos incríveis que construíram meu primeiro ENEB. Que nós como estudantes de Biologia sigamos nos mobilizando politicamente e construindo vínculos sinceros. Espero reencontrar todo mundo em 2026 no Piauí.”
Gabriely Goulart (Gaby) da UFSC
“Esse foi meu primeiro ENEB e, por mais que eu estivesse em casa, passei por muitas experiências inéditas e enriquecedoras que vou levar para a minha vida como bióloga. Espero poder encontrar vocês novamente ano que vem!”
Alexia (UFF)
Culturais e Vivências
Para além da teoria, o ENEB é feito de afeto e pé no chão. As vivências permitiram o contato direto com a biodiversidade e as comunidades locais, enquanto os momentos culturais garantiram a integração e o lazer, elementos essenciais para a construção de redes de apoio e amizade que sustentam o movimento durante o ano todo
Fotos por Hévea Tavares; Bárbara Lemos; Thamy Amaral, Bibiane Tonelero.
Assembleia Nacional da ENEBio
A instância máxima de deliberação do encontro definiu os passos da ENEBio para o próximo ciclo. Os principais pontos aprovados foram:
Composição das Articulações: Definição dos grupos de trabalho regionais.
Comunicação: Fortalecimento do Boletim Nacional e levantamento de pautas para o CONEBIO.
Organização e Finanças: Discussão sobre o Plano de Passadas, Ratatás para eventos nacionais e novas formas de arrecadação.
Articulação e movimentação: Fortalecimento do sistema de apadrinhamento de escolas.
Profissão: Debate sobre a sindicalização, envio de carta ao CFBio e criação do coletivo de egressos.
Gestão de Conhecimento: Criação de cartilhas e documentos para avaliação de eventos futuros.
"Oi gente! que semana maravilhosa que eu tive com vocês! Umas das experiências mais fodas que já vivi. Foi a minha primeira vez em um evento da entidade e saio com o coração cheio de amor e felicidade. gratidão as pessoas que conheci, conversei e troquei energia. Todes vocês são incríveis e a biologia fica infinitamente melhor com cada um!!!! E, com toda a certeza, nos vemos ano que vem!!!!”
Lilian (UFRJ)
Foto por Pedro Mesquita
“Obrigado por essa semana incrível, por toda vivencia, partilha e ensinamentos, estou voltando para UFBA mais rico de ensinamentos do que muitas aulas dentro de sala de aula. (...) Espero reencontrar vocês em breve para matar a saudade”
William Campos (UFBA)
Foto por Pedro Mesquita
“Foi uma honra imensa estar com vocês e viver essa experiência tão intensa ao lado de tanta gente massa, de tantas realidades e histórias diferentes, mas todas movidas pelo mesmo propósito: aprender, construir, fortalecer e transformar(...) Meu muito obrigado a cada pessoa que fez parte, que acolheu, que compartilhou, que ouviu, que ensinou e que caminhou com a gente. ENEB é isso: uma construção coletiva que se torna gigante porque cada um coloca um pouco de si.
Ano que vem tem mais, e a gente se encontra no NORDESTE! Até o próximo ENEB, galera! ”
Ryan Silva (UEFS)
Texto e edição por Pedro Mesquita e Beatriz Flores
(Articulação de Comunicação)