Notícias ENEBio
Confira as principais atualizações e notícias da ENEBio
Notícias ENEBio
Confira as principais atualizações e notícias da ENEBio
Encontro Regional de Estudantes de Biologia do Centro-Oeste
EREB-CO 25: Resistência das Comunidades Tradicionais no Cerrado
Foto por Pedro Mesquita
Entre questionamentos e dúvidas sobre qual número essa edição deveria receber, os dias 11 a 14 de setembro foram marcados pelo Encontro Regional de Estudantes de Biologia do Centro-Oeste, que ocorreu na Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso-GO), organizado por estudantes da UnB. O EREB-CO 25 foi vivenciado por 50 pessoas entre comissão organizadora, participantes e convidados. As sedes do evento foram o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) e a UnB Cerrado. Com o tema "Resistência das comunidades originárias no Cerrado", o evento contou com diversos momentos de trocas entre estudantes das escolas presentes: UnB e IFG Campus Formosa.
Pela primeira vez registrada, o Centro-Oeste contou com a mobilização de outra escola além da UnB, possibilitando a ampliação das discussões e levantamento de demandas dos estudantes de Biologia da região. O IFG foi representado por dois gestores do C.A, que apresentaram a conjuntura de sua escola e suas perspectivas sobre o MEBio.
"O EREB-CO 2025 foi uma experiência transformadora, que nos trouxe um olhar mais atento não só para a biologia, mas também para o contexto social em que estamos inseridos. Foi um espaço imersivo e colaborativo, onde juntos debatemos pautas ecológicas urgentes para o Centro-Oeste, respeitando as questões sociais que nos cercam.
Como diz a frase principal do encontro, nossa luta é “ao mesmo tempo social e ecológica, local e planetária, verde e vermelha”, e o EREB reflete exatamente isso. É um ambiente de acolhimento, aprendizado e resistência, que nos inspira a lutar contra ameaças ambientais, promovendo uma educação pública de qualidade e formando seres críticos e conscientes.
Além disso, a troca de experiências entre biólogos é algo inestimável, proporcionando novos olhares sobre a biologia e fortalecendo nossa atuação. Para mim, o EREB vai muito além de um encontro: é um espaço de sonhos, transformação e esperança por um futuro sustentável."
Jamily Luiza Marques - IFG Formosa
Foto por Pedro Mesquita
Assim como os demais eventos da ENEBio, no EREB-CO foi aplicada a Metodologia Josué de Castro, por meio da rotação de atividades de autogestão do espaço e discussões em grupo entre 6 núcleos de base representados por espécies da flora cerratense: Chuveirinho, Gomeira, Mulungu, Cajuí, Dourado e Mimosa. O compartilhamento da responsabilidade com o espaço ocupado pelo grupo possibilitou inúmeras trocas nos momentos de realização das atividades coletivas.
Minha primeira experiência com encontros de estudantes de biologia foi o EREB, e eu sinto que foi a melhor primeira experiência que eu poderia ter tido. Participar de um encontro regional com rostos mais familiares criou um ambiente mais íntimo que foi perfeito para criar uma primeira experiência dos encontros antes de mergulhar de cabeça direto em âmbito nacional. Me sinto mais preparado e contextualizado para integrar em eventos com mais pessoas graças ao EREB-CO.
João Pedro Braga - UnB
Os encontristas puderam desfrutar de momentos como mesas e apresentações de trabalhos como espaços que propiciaram discussões e posicionamento político ativo dos participantes no evento, além de compartilhamento de experiências, conhecimento pessoal e acadêmico. Na programação do nosso encontro regional, tivemos três mesas:
Mesa de abertura, com participação de duas representantes da C.O. e dois representantes do IBC;
Mesa “Memória e Cultura da Chapada dos Veadeiros”, com a participação de representantes do povo Kalunga;
Mesa “RPPNs e conservação de plantas nativas do Cerrado”, com a presença de proprietárias e gestoras da RPPN Vochysia para falar sobre a importância dessas reservas para preservação das espécies nativas do Cerrado.
Para a experiência se tornar completa, o cronograma do EREB-CO ofereceu culturais e vivências enriquecedoras que corroboraram com as discussões e outros momentos do evento. Entre as vivências, tivemos Oficina de Adobe, Trilha nas RPPNs, Trilha no Parque Nacional, Visita às Formações Rochosas da Cachoeira dos Corvos e Capoeira. Nos culturais, merecem destaque a peça Sidarta, interpretada por Angel Ferreira e a noite com Mc Marinho, com suas rimas sobre resistência e luta, sem contar nas rodas ao redor da fogueira que aqueceram as noites frias da Chapada.
Me diverti muito esse EREB, achei que a melhor coisa com certeza foi poder ter a companhia da galera do IFG. Foi incrível poder ter tantas trocas fora da instância unbense e poder sentir, finalmente, que estamos um passo à frente na mobilização do Centro-Oeste. Além da oportunidade de conhecer os representantes maravilhosos do IFG Formosa, que são queridos demais, senti que várias portas se abriram em relação a melhor e mais eficiente comunicação entre escolas da região. Passos de formiguinha, mas sempre em movimento! Que possamos continuar nossa caminhada e abraçar outros estudantes das universidades e institutos de Biologia do Centro-Oeste, que possamos continuar discutindo política e vivência de forma social e ecológica, local e planetária, verde e vermelha."
Ariadne Lazzarin - UnB
Texto e edição por Pedro Mesquita e Beatriz Flores